Como escolher o ar condicionado ideal para o seu ambiente

Confira as dicas para você escolher o ar condicionado mais adequado ao seu estilo de vida

Pessoal, quando o verão chega, é difícil viver sem ar condicionado, não é verdade? Mas saber como escolher o ar condicionado certo para cada ambiente não é uma tarefa fácil!

Você deve considerar vários detalhes tais como saber qual a melhor marca de ar condicionado, ou até mesmo se tem uma pessoa alérgica em casa, por exemplo. Mas não se preocupe, preparamos várias dicas para ajudar você a comprar o ar certinho! Continue lendo!

Por que os aparelhos de ar são diferentes?

As fábricas foram criando modelos diferentes de acordo com a necessidade e área de circulação. Hoje em dia, você encontra dos portáteis aos potentes splits, cassetes e piso-teto. Mas estes dois últimos são mais utilizados em lojas, empresas e restaurantes. Entenda agora um a um e veja qual combina com você.

Split

São mais silenciosos, consomem menos energia e se enquadra melhor nos ambientes por ser mais discretos. Possuem duas partes diferentes: uma instalada no interior do ambiente e a outra do lado de fora.

Além de manter o ar ambiente com temperatura controlada e agradável, os splits têm diversos recursos extras, climatização inteligente, filtros especiais e dependendo do modelo, funções de resfriamento rápido. VER PREÇO

O Split serve pra mim?

Bom, eles são ideais para casas com vários cômodos ou ambientes que necessitam de refrigeração por mais tempo, já que consomem menos energia. Se for o seu caso, aproveite!

Como instalar?

Ele vem com manual de instruções que indica indica as distâncias que o ar deve ser colocado em relação aos móveis e às paredes, etc. Mas o melhor é chamar um instalador de ar condicionado especializado, pois um serviço mal feito pode acarretar em problemas como vazamento de água no ar condicionado. Lembre-se que esse tipo de aparelho só funciona em 220v, por isso, caso não exista você tem que providenciar este novo ponto de energia elétrica ANTES de agendar a instalação do aparelho.

Nos splits fixos o tubo do ar pode atravessar por uma abertura na janela ou por um pequeno buraco na parede. A parte externa é colocada num suporte na parede, na varanda ou fixada sobre um rebordo de uma janela.

Ar Condicionado Portátil

São super práticos, pois podem ser utilizados em todos os ambientes da casa que  necessitam de climatização e o custo de instalação é zero. Perfeito, né?! Sua maior vantagem é essa mobilidade. Você pode até leva-lo na viagem para a praia! VER PREÇO

Será que ele é para você?

Este ar-condicionado é ótimo para quem vive num pequeno apartamento , ou para salas comerciais pequenas. Ele é versátil com suas rodinhas para você circular com ele, é imbatível.

Uma dica: Preste atenção para esvaziar seu reservatório frequentemente, pois assim você evita o transbordamento da água. Co esses aparelhos, o ar também é renovado.

Como instalar?

Mesmo não gastando nada para instalar um ar-condicionado portátil, é preciso prestar atenção no tubo de evacuação, pois ele deve passar por uma pequena abertura na janela ou na porta.

Ar Condicionado de Janela

Esse é o mais compacto, simples e reúne o sistema todo de refrigeração num bloco só. Seu rendimento é menor do que o split, mas mesmo assim, dá conta do recado se as condições de metragem do ambiente sejam equivalente à sua potência.

Os novos novos modelos são econômicos e têm recursos iguais a do split, como ciclos rápidos de resfriamento e tipos de filtragem diferenciada. VER PREÇO

 

Será que serve para você?

Provavelmente são os mais adaptáveis desta lista. O ar condicionado de janela é indicado, para quem quer uma rápida solução ou não tem como fazer uma preparação para o split em casa.

Existem varias capacidades diferentes, mas se você quer uma potência menor, a versão de 7 mil BTUs, é perfeita para ambientes de 10 a 15 m². Para ambientes de até 60 metros quadrados,  o de 30 mil BTUS é mais indicado.

Como instalar?

Ao realizar o orçamento do serviço, técnico normalmente indicará a preparação da parede ou aproveitará a própria janela para a sua instalação. Vale recomendar para o eletricista responsável a criação de um circuito elétrico a parte para o aparelho. É mais seguro!

E os modelos com ciclo quente-frio?

Bom, na verdade, eles são aparelhos de ar-condicionado com uma função extra: eles aquecem o ambiente também nas épocas frias. Existem aparelhos de janela, portáteis e splits com essa função. Minha dica é investir em um desses somente se sua região variar MUITO de temperatura. Daí, você faz uso dele o ano todo. No inverno, a casa fica quentinha. No verão, geladinha. Bom, né?

Utilidade máxima: tabela de área de quarto e quantidade de BTUs de seu ar-concidiconado:

Sol à tarda / Dia TodoSol da manhãÁrea
7.000 BTUS/h7.000 BTUS/h6 a 9m²
7.000 BTUS/h7.000 BTUS/h10 a 12 m²
12.000 BTUS/h9.000 BTUS/h13 a 17 m²
18.000 BTUS/h12.000 BTUS/h18 a 25 m²
22.000 BTUS/h18.000 BTUS/h26 a 30 m²
22.000 BTUS/h31 a 35 m²

Dicas rápidas  para o melhor desempenho do seu aparelho:

  • Feche as portas e janelas do ambiente quando o ar condicionado estiver ligado;
  • Regule o controle de temperatura para 25ºC no caso de equipamentos de ar condicionado com controle digital. No caso de equipamentos sem marcação de temperatura (tipo knob,comum em ar condicionado de janela) girar o knob para uma posição central da escala;
  • Adquira modelos de ar-condicionado de janela que tenham o Selo Procel de Economia de Energia com classificação A ou B (economia de até 34% no consumo de energia);
  • Instale o aparelho em local de boa circulação de ar, evitando o posicionamento de objetos que obstruam a saída e/ou entrada de ar dos equipamentos;
  • Obedeça as dimensões mínimas solicitadas pelo fabricante para a instalação de ar-condicionado de janela e splits;
  • Limpe periodicamente os filtros, pois quando eles estão sujos diminuem a eficiência dos equipamentos e prejudicam a qualidade do ar no ambiente. Todo aparelho deve ser submetido a uma manutenção preventiva periodicamente;
  • Desligue o ar sempre que for ficar ausente do ambiente por mais tempo (mais de duas horas);
  • Quando possível, feche as cortinas e/ou persianas no ambiente, evitando assim a entrada de calor excessivo, desta forma aumenta a eficiência do seu ar-condicionado;
  • Proteja a parte externa do aparelho do ar de janela ou a unidade condensadora do split da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

Fazendo tudo isso direitinho você só tem benefícios.  Como: eliminação de fungos e bactérias causadoras de alergias e doenças respiratórias e  aumento do rendimento e da vida útil do equipamento de ar condicionado.

Boa Sorte!

 

 

Share