Ar condicionado vazando água | Veja porque e como resolver de vez

O ar condicionado vazando água causa muito aborrecimento, e pode causar um dano maior ao aparelho caso não seja reparado.

Tratar o problema de maneira adequada pode melhorar a eficiência do seu aparelho, além de aumentar a sua vida útil.

Continue lendo e você vai descobrir as possíveis causas do problema e como você pode solucionar de forma que o problema não volte.

E provável que você esteja muito chateado (a) por ver seu ar condicionado vazando água o tempo todo. Talvez ele esteja molhando a parede do seu quarto e danificando a pintura, ou deixando aquela mancha que você terá que reparar.

Você pode estar preocupado (a), pois a água pode atingir seus móveis e danificá-los.

Talvez você precise colocar um balde para evitar que molhe o chão, ou ficar em alerta para a água não transbordar e molhar tudo.

Você fica desapontado, pois não esperava enfrentar tanto problema após escolher e instalar o aparelho de ar ideal para o seu ambiente. Ao adquirir seu aparelho você buscou conforto, praticidade e alivio estando num ambiente climatizado, mas nunca imaginou que veria seu ar condicionado vazando água para dentro de casa.

Porque meu ar condicionado esta vazando água?

O pinga-pinga dos aparelhos de ar condicionado pode ter origens diferentes.

Vamos mostrar a seguir os diferentes motivos que podem estar levando o seu aparelho de ar de janela, ou ar condicionado Split estar vazando água para dentro.

 

Instalação mal feita

Caso seu aparelho split tenha sido instalado recentemente e já apresenta vazamento de água, é muito provável que tenha sido por falha no serviço de instalação. Entre as prováveis falhas estão: usar tubulação com diâmetro menor do que especificado pela fábrica; interligação de vários equipamentos numa tubulação; estrangulamento da mangueira ou fixação torta do evaporador na parede.

Bomba de dreno entupida ou queimada

Quando não tem como colocar um ponto de drenagem próximo, é usada uma bomba de dreno. Porém é necessário a limpeza e manutenção dessas bombas regularmente. Se a bomba estiver queimada ou entupida, vai ocorrer o vazamento de água no aparelho de ar condicionado.

Tubulação de dreno entupida

Com o passar do tempo, a tubulação de dreno entope devido ao lodo, sujeira e musgo que se acumulam no seu interior. Caso o seu ar condicionado nunca pingou água e começou de repente, esta é a provável causa. A melhor forma de resolver este problema e fazer a limpeza do sistema de drenagem e do aparelho.

Sujeira no aparelho

A maior causa de vazamento de água dos aparelhos de ar é a falta de limpeza. O acúmulo de sujeira dentro no aparelho e na bandeja de condensado, impedem a passagem da água para o sistema de drenagem.

Outras causas não tão comuns

Existem ainda outras possibilidades como mudanças bruscas na temperatura, aparelhos desregulados e etc. Um técnico especializado pode ajudar a identificar e resolver o problema.

Como resolver o problema de vazamento do ar condicionado

Caso seu aparelho tenha sido instalado recentemente, pode ser falha na instalação. Entre em contato com quem fez a instalação para solicitar o reparo. Se o aparelho tem mais de 3 anos de uso e começou a pingar de repente, é preciso fazer uma limpeza no sistema de drenagem e no aparelho.

Mas a melhor forma de identificar e resolver o problema é procurar um serviço de manutenção para reparar o defeito, e agendar uma visita de um técnico que vai orientar na resolução do problema e como ele deve ser evitado.

Se você tem um ar condicionado vazando água pela frente ou em outro ponto, agora você sabe qual pode ser o motivo e tomar as providências necessárias.

Seu próximo passo…

Se você quiser contar com um profissional qualificado que vai identificar o que está acontecendo com o seu ar condicionado vazando água, preencha este formulário dizendo o que realmente está acontecendo com o seu aparelho que em seguida entraremos em contato como você.

Até a próxima.

Share