Qual ar condicionado é mais econômico? Descubra agora mesmo!

Escolher qual ar condicionado é mais econômico, está longe de depender da sorte ou aceitar orientação do vendedor da loja.

Atualmente nos deparamos com vários modelos de aparelhos de ar condicionado no mercado, que se torna até difícil escolher o aparelho correto.

O Split por exemplo, se popularizou e caiu no gosto dos consumidores pelo seu design, ocupar pouco espaço interno e ser mais econômico do que os aparelhos de janela antigos.

Mas escolher qual o ar condicionado mais econômico do mercado se tornou uma obrigação, pois quando o verão chega pra valer o aparelho fica mais tempo ligado, aumentando consideravelmente a conta de energia.

Com o consumo de energia refletindo no bolso do consumidor, não dá para vacilar na hora de comprar o aparelho de ar mais econômico e ideal para o ambiente.

Continue lendo para você entender a diferença entre os aparelhos de janela, Split e Split inverter e saber qual ar condicionado é mais econômico para você.

Primeiro passo:  Calcular os btu’s necessários

O calor não desaparece do ambiente, ele é colocado para fora pelo aparelho, quanto mais calor, mais btu’s são necessários. Além de calcular a área do ambiente, existem outros fatores que influenciam no calor do interno como as lâmpadas e os aparelhos eletrônicos.

A substituição de lâmpadas incandescentes por florescente pode reduzir em ate 25% o calor do ambiente, cada watt da lâmpada gera cerca de 3,4 btus por hora, ou seja se você tem 3 lâmpadas de 100W acessas precisara de 1000 btus extras em seu aparelho de ar para retirar o calor produzido por elas. Já a abertura de portas acrescenta 60 btu’s ao calor do ambiente.

O Primeiro passo é calcular quanto calor entra ou é gerado dentro de um ambiente, esse calculo é chamado de carga térmica, e pode ser calculado em  simulador de btu.

 

Qual ar condicionado é mais econômico?

Os 3 tipos de aparelhos de ar condicionado mais populares são os de janela, Split e inverter. Veja abaixo cada um com suas características antes de descobrir qual o ar condicionado mais econômico do mercado.

Ar condicionado de janela

São os mais conhecidos, baratos e facilmente encontrado no mercado, suas peças são fáceis de  encontrar e o próprio comprador consegue fazer a instalação.

Os modelos antigos tinham mais problemas por não usar a tecnologia de hoje. Os compressores usados hoje em dia são mais eficazes, pois são do tipo rotativo que é o mesmo do Split, logo eles são tão econômicos quanto o modelo Split.

Muitas pessoas acreditam que o ar condicionado Split é mais eficiente do que o ar condicionado de janela, mas em termos de motorização são iguais, ou seja, com a mesma capacidade de btu’s conseguem absorver a mesma potência elétrica.

O ar condicionado de janela faz a troca de ar, enquanto que o Split simplesmente tira a umidade do ar e joga uma massa fria pra dentro circulando o mesmo ar constantemente. Grande parte dos novos aparelhos de janela tem menos ruídos.

Limitações:

  • Não pode ter obstáculo contra a sua parte traseira.
  • Não são fabricados acima de 30,000 btus.

Se você quer: manutenção barata, pouca preocupação com estética e facilidade na instalação do seu ar condicionado, sua escolha pode ser do tipo janela.

Ar condicionado Split

Foi sempre vendido no mercado como sendo o mais econômico e silencioso, e caiu no gosto dos consumidores apesar de ser mais caro e com a instalação mais complexa do que o de janela.

O Split é divido em duas partes, a unidade interna que resfria o ambiente e a parte de fora onde fica o compressor, um tubo faz a ligação entre as partes onde circula um gás. São produzidos para uma faixa até 80000 btu’s.

É preciso de um técnico especializado para fazer a instalação do seu ar condicionado split. Obs. o ar condicionado Split não renova o ar.

Ar Condicionado Split Inverter

O inverter é uma tecnologia pelo qual os fabricantes apostam todas as suas fichas, as grandes marcas já possuem este tipo de aparelho na linha de produção. O Split inverter é até 40% mais econômico.

Seu compressor varia a rotação de acordo com a temperatura desejada. Ele é mais flexível na instalação, pois a unidade externa pode ficar até 20 metros a mais do que a do Split normal. Seu gás não agride a camada de ozônio. Ele é totalmente viável quando se pensa em eficiência energética.


Conclusão…

Não é preciso analisar muito para descobrir que o ar condicionado split mais econômico do mercado é o que tem a tecnologia inverter. Ele representa uma diferença significativa na conta de luz, além de ser um ar condicionado econômico e silencioso.

Isso mostra que os fabricantes estão se esforçando não apenas para apresentar aparelhos com recursos mais modernos, mas também para oferecer funções e tecnologias combinadas com produtos mais econômicos. Esses aparelhos trazem comodidade para o ambiente e também para o bolso, só não esqueça que esses aparelhos de ar também precisam de manutenção preventiva.

Você agora já conhece um pouco mais sobre aparelhos de ar condicionado, e não vai mais ficar perdido (a) na hora de escolher qual ar condicionado é mais econômico e mais adequado para a seu ambiente.

Se você quiser contar com um profissional qualificado e experiente para a instalação do seu aparelho de ar, peça a sua cotação aqui.

Até a próxima.

Share